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Horário ideal para o café da manhã

Horário ideal para o café da manhã

Para facilitar o nosso dia a dia, é comum seguirmos à risca um mesmo hábito alimentar, e isso inclui fazer as refeições nos mesmos horários. Esse costume meio metódico, na verdade, é excelente para o nosso organismo, já que melhora o relógio interno, permitindo que o nosso ciclo biológico funcione melhor.

Ainda assim, se for para escolher momentos específicos para fazer cada refeição, é importante frisar que alguns horários são melhores que outros, e isso começa logo quando você se desperta. Afinal, existe hora certa para tomar o café da manhã?

Café da manhã é a refeição mais importante do dia

Antes de mais nada é preciso entender a importância de tomar o café da manhã – já que muitas pessoas o pulam por não sentirem fome ou não o acharem tão necessário. Mas isso se trata de um erro grave, já que essa é a refeição mais importante do dia. Isso porque, pelo seu corpo ter ficado horas de jejum enquanto você estava dormindo, assim que acorda ele necessita nutrientes importantes para ficar bem. E isso será conquistado apenas através da alimentação.

Portanto, para começar o dia com mais disposição é preciso ter uma refeição reforçada logo pela manhã. Para isso, o ideal é consumir alimentos fontes de carboidratos, proteínas e fibras.

Qual o melhor horário para tomar café da manhã?

Assim como existem estudos que indicam o melhor horário para jantar ou almoçar, há os que mostram o ideal para tomar café da manhã. Neste caso, o melhor é apostar em fazer a primeira refeição entre 7h e 9h.

Isso se deve a uma série de fatores, e a primeira está relacionada ao cortisol, hormônio responsável por regular o estresse. Ele começa a ser produzido às 6h, e entre 7h e 8h seus níveis no corpo atingem o maior patamar, o que significa que esse é o horário perfeito para acordar.

A grande questão é que o ideal é tomar o café da manhã 1 hora depois de se despertar.

Por isso, para fazer essa primeira refeição do dia no horário adequado também é preciso programar o despertador para tocar no momento mais favorável ao seu corpo. Se você acordar entre 6h e 8h e esperar 60 minutos para comer isso significa que vai tomar o café da manhã entre 7h e 9h.

Ok, mas digamos que a sua rotina diária não te permita acordar nessa faixa de horário: e agora? Nesse caso o ideal é comer no máximo até 2 horas depois de acordar.

Isso vai ajudar a estabilizar as taxas de açúcar no sangue e permitir que o metabolismo fique bem regulado logo pela manhã. Seguindo essas dicas não será estranho se você perceber que os seus dias estão muito mais produtivos!

Fonte

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