Todos os dias, das 06h às 20h50 | Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO.

(62) 9 9819-9933 | (62) 3661-5051

Café coado x Café expresso

O livro História do Café, de Ana Luiza Martins, explica que a popularização da bebida se deu pelo velho coador de pano, forma que os europeus, anos atrás, preparavam o cafezinho nas cafeterias das grandes cidades. E, desta mesma forma, de 1727 até a segunda metade do século 20, era assim que a bebida era feita – na maior parte das vezes – no Brasil.

As máquinas de café expresso só foram criadas no início do século 19 e ganharam fôlego comercial apenas no começo do século 20. No Brasil, elas deram as caras a partir dos anos 50 em cafés luxuosos das cidades e dominaram o consumo nos centros urbanos do homem moderno, que era regido pelo trabalho na indústria e pelo tempo marcado pelo relógio.

Por muito tempo, coado e expresso conviveram nas cafeterias, mas a partir dos anos 80, a moda do café expresso pegou de vez e o cafezinho feito no coador perdeu espaço nos restaurantes e diversos outros estabelecimentos. E, com a queda dos preços das máquinas, ele também foi perdendo espaço nas residências.

Porém, como já ressaltamos aqui, este hábito tem sofrido alterações ao longo do tempo, já que a preferência nacional atualmente é o café coado. Para a historiadora, a volta do coador tem pelo menos duas explicações: a primeira é comportamental e nostálgica; e a segunda é comercial, devido ao fortalecimento do mercado interno e demanda por bons grãos.

Desde que bons cafés deixaram de ser apenas produzidos para exportação, os brasileiros passaram a apreciar melhor o café e, paradoxalmente, os métodos que concentram sabores – como o expresso – não são os melhores para perceber a qualidade da bebida. É como se as partículas brigassem para chegar ao nariz e à língua. No café coado não há tanto congestionamento e as partículas ficam mais ágeis e melhores para serem degustadas.

Agora queremos saber, como você prefere o seu café: coado ou expresso?

Fonte: Estadão

Fonte

logo wordpress final negativo
Todos os dias, das 06h às 20h50
(62) 9 9819-9933 z (62) 3361-5051
contato@padocacasadepaes.com.br
Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO