Se você costuma pedir aquele Café Expresso após o almoço, ou durante uma reunião de negócios, saiba que você não é o único a preferir o queridinho!
O café expresso, dentre os mais diversos modos de preparo da bebida, é um dos mais requisitados e estimados nas cafeterias pelo mundo todo, isso porque ele é uma maneira rápida e forte de ter sua energia diária. Mas você sabe como nasceu o café expresso e por que foi dado este nome a ele? Conheça um pouco sobre a história desta bebida tão cremosa e prazerosa.
A invenção da máquina para produzir o tão apreciado café expresso, foi patenteada por Angelo Moriondo em 1884 em Turim na Itália. Sendo aperfeiçoada 17 anos depois, onde se iniciou sua produção em maiores quantidades e então apresentada ao mundo.
AS MÁQUINAS DE CAFÉ EXPRESSO
Em 1901 com suas primeiras aparições, a máquina ainda era um equipamento muito rudimentar, funcionando a vapor e com enormes dimensões, sendo até mesmo patenteada com o nome “Tipo Gigante”.
Já no início do século XX começou a produção e comercialização de máquinas de café expresso de diversas empresas, onde assim, começa-se a cultura do expresso por toda à Itália. Alguns nomes foram muito importantes para torná-las um destaque no mercado global, como: Universal, Simonelli, Faema, etc.
Foi na fábrica Faema, em 1961 na cidade de Milão, aonde acoplaram uma bomba elétrica em suas máquinas – uma grande evolução na época – alterando assim o foco dos fabricantes ao design dos seus modelos. Já no início dos anos 90, a empresa Saeco construiu uma máquina especificamente para uso doméstico ou em pequenos escritórios. Tratava-se da primeira máquina automática de café expresso! Se hoje é comum nós tomarmos nosso café sem precisarmos sair de casa, foi graças a este lançamento que mais tarde inspirou muitas outras marcas, transformando o mercado.
Existem hoje máquinas de café expresso dos mais variados tipos, automáticas, tradicionais ou com cápsula para uso profissional ou doméstico.