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Proteínas: tudo o que você precisa saber

As proteínas são componentes básicos do nosso organismo e estão presentes em TODAS as nossas células e tecidos. São enzimas, hormônios, agentes protetores, têm ação anti-infecciosa e ainda são responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo, pelo crescimento e pela reparação de tecidos.

Deu pra sentir que não é pouca coisa? Então estamos indo bem. Mas aí você me pergunta: “então ingerir proteínas é a coisa mais importante pro corpo? Quanto mais melhor?” 

Na na ni na não. O consumo de proteínas é essencial, principalmente pra quem pratica exercícios físicos. Mas se você ingerir em excesso, pode ser ruim para a saúde, causando problemas renais e até doenças cardiovasculares (hipercolesterolemia e ateroesclerose).

Mas então como funciona isso? 

Bom, para praticantes de exercícios, ingerir pouca proteína atrapalha na recuperação total do corpo no pós-treino. Ou seja: a proteína é muito importante, entre outras coisas, para reparar tecidos e para reposição das reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, que são bastante utilizadas durante a atividade física. 

Então o ideal é que pessoas sedentárias consigam ingerir 0,8g a 1g de proteína por kg de peso (por exemplo, uma mulher de 50kg deve consumir de 40g a 50g de proteínas por dia). Corredores de 10 a 21 km (amadores) devem ingerir 1g por kg de peso. Já os atletas profissionais devem consumir de 1,3g a 1,8g de proteínas por kg. 

Agora, outro ponto muito importante: as proteínas são divididas em animal e vegetal, compostas por 20 aminoácidos, sendo que nove deles não são produzidos pelo organismo (aminoácidos essenciais). É aí que entra a alimentação! 

A proteína animal é a melhor maneira de obter os aminoácidos essenciais: está presente em carnes, aves, peixes, ovos e laticínios! 

A proteína vegetal está presente em leguminosos como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico; nos cereais, como arroz, milho e aveia; e também na soja e nas oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. Ela possui aminoácidos que faltam nos outros alimentos.

Fonte

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