O bolo conhecido como red velvet (veludo vermelho) é indiscutivelmente o bolo mais conhecido e consumido entre os Americanos e vem ganhando espaço nas confeitarias de todo o Brasil.
Sua cor chamativa e seu recheio delicioso nos levam ao delírio… mas tenham muito cuidado!
Nem todo bolo vermelho com corante é um red velvet. Aqui vamos falar de um bolo bem feito e inspirado no tradicional Americano, pois ninguém merece comprar “gato por lebre”, não é?
Conheça a Origem:
O bolo veludo vermelho (red velvet) teve sua primeira versão criada no final do século 18. Versões mais populares e com o uso de corante apareceram no ano de 1940 como “tendência”.
Existem argumentos que dão o crédito de sua criação para os canadenses, mas as origens da receita original são sempre muito discutidas até hoje. O nome red velvet foi dado devido à cor e textura do bolo. O tom avermelhado pode ser obtido por meio da reação química obtida entre os ingredientes ou pela adição de substâncias coloríficas (naturais ou não).
A beterraba teve um papel importante na produção do red velvet durante a Segunda Guerra Mundial quando, além de tornar a receita mais viva e doce, também a fazia mais nutritiva.
O bolo normalmente é montado com diversas camadas, e a cobertura é igual ao recheio (alguns fazem a opção de monta-lo sem cobertura).
Com a massiva e definitiva chegada dos red velvets no Brasil, todo doce vermelho quer se sentir um veludo real, mas só é mesmo quem possui, pelo menos, algumas das características tradicionais.
Informações Importantes:
- O bolo red velvet pode ser vermelho ou marrom-avermelhado, mas, antes de se preocupar com a cor, preste atenção nos ingredientes da sua receita.
- Você pode colorir a massa por meio de reações químicas, com a água extraída da beterraba, com frutas vermelhas ou com corante.
- No caso de usar somente o corante, tome muito cuidado com o tipo (sempre prefira o gel), fabricante e quantidade que usará.
- Um dos ingredientes mais utilizados na receita do bolo é o buttermilk (leite de manteiga). Você pode comprar em alguma loja (Não é fácil achar) ou fazer um com leite e limão/vinagre.
- Para o recheio, eu gosto de usar cream cheese, mas as variações são diversas: buttercream (creme de manteiga), brigadeiro branco, creme de alcaparras, creme de nata e até creme de limão ou maracujá (como na torta).
Para finalizar, você pode ser minimalista ou ousar com decorações utilizando bicos de confeiteiro, frutas vermelhas e até flores.
Cuidado com a assadeira e a forma de untar! É preciso ter alguns cuidados antes de colocar a massa para que ela não fique com a coloração muito diferente entre a borda e seu interior.