Todos os dias, das 06h às 20h50 | Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO.

(62) 9 9819-9933 | (62) 3661-5051

Mitos Sobre Fermento Natural que Você Precisa parar de Acreditar

A fermentação natural é uma das tendências do setor alimentício que vem ganhado bastante destaque em padarias e panificadoras. Ela utiliza os microrganismos presentes naturalmente no ar para criar um fermento a partir deles e, com isso, utilizar na fabricação de pães e massas.

Ele torna o processo de fermentação mais lento e, além disso, se diferencia de outros tipos de fermentos uma vez que dá características diferentes aos produtos, permitindo que você crie produtos diferenciados e inovadores na sua padaria.

Porém, mesmo sendo um processo bastante antigo, ainda restam dúvidas sobre como ele deve ser utilizado e os benefícios que podem trazer para a saúde dos consumidores. Por isso, aqui estão alguns mitos criados que queremos desmentir.

Fermento natural não faz bem

Pelo contrário! O fermento natural possui uma digestão mais fácil quanto comparado aos outros métodos. Além disso, ela ainda permite que você adicione uma série de nutrientes, provenientes desse processo, nos pães fabricados na sua padaria, tornando-os mais nutritivos.

Porém, o maior benefício para a saúde está nos lactobacilos, um tipo de microrganismo presente apenas nesse tipo de fermento. Eles são extremamente importantes para a flora intestinal e, dessa forma, ao utilizar fermento natural na fabricação de pães, você permite que os seus clientes tenham acesso à probióticos com o consumo dos seus produtos.

O produto estraga mais rápido

Por não possuir conservantes, muitas pessoas acreditam que o produto que utiliza o processo de fermentação natural irá estragar mais rápido.

O que acontece, na verdade, é o contrário. Pães com fermento natural demoram mais para estragar, podendo ser consumidos por mais tempo. Isso porque um dos elementos gerados nesse tipo de fermentação é o ácido acético, um componente que inibe o bolor. Ou seja, o fermento natural protege o pão contra a ação de fungos.

É difícil de ser feito

O fermento natural demora um pouco para ser feito e, por isso, passa a impressão de que é difícil de ser feito. Porém, o processo é bem simples.

Para fazer o fermento natural, basta colocar água e farinha de trigo em um local adequado e limpo. As leveduras do ar irão começar a consumir esse produto e, com isso, iniciam o processo de confecção do fermento. Porém, é importante que você alimente-o, completando com mais água e farinha nas proporções adequadas, segundo uma receita de qualidade, ao longo dos dias. Após uma semana, você terá em mãos um fermento natural pronto para ser utilizado na sua padaria!

Fonte

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    logo wordpress final negativo
    Todos os dias, das 06h às 20h50
    (62) 9 9819-9933 z (62) 3361-5051
    contato@padocacasadepaes.com.br
    Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO