Todos os dias, das 06h às 20h50 | Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO.

(62) 9 9819-9933 | (62) 3661-5051

Refeição Tranquila: o Ambiente Também Influencia uma Alimentação Saudável

Em busca de uma alimentação saudável, é cada vez mais comum as pessoas se preocuparem com a qualidade dos alimentos que ingerem. Em contraposição, o ambiente onde essas refeições ocorrem não parece ser levado em consideração. O que se vê comumente são refeições feitas em ambientes barulhentos e cheios de distrações.

As refeições devem ser realizadas longe de televisão, celulares e demais aparelhos eletroeletrônicos. Almoçar em frente ao computador, por exemplo, prejudica a mastigação, já que distraída, a pessoa tende a praticamente “engolir” a comida, sem se dar conta. A mastigação é umas das principais fases do processo digestivo, já que os alimentos começam a ser digeridos na boca, pela ação das enzimas presentes na saliva. Como resultado, temos as dificuldades no processo e má absorção de nutrientes.

Quando estamos distraídos, não sentimos o sabor dos alimentos, aumentando a tendência a consumir maior quantidade que o necessário, já que comemos mais rápido e a liberação dos hormônios da saciedade ocorrem de forma mais lenta. O tempo de mastigação, a visão do alimento e a percepção de seu sabor são os pilares para que ocorra a produção satisfatória dos hormônios responsáveis pela saciedade. Sem isso, ingerimos maior quantidade de calorias, aumentando o risco de sobrepeso e obesidade. O silêncio seria uma arma do corpo para se acostumar a relaxar e a digerir melhor os alimentos.

Obviamente que almoçar na companhia de uma pessoa querida é bastante prazeroso. No entanto, o ato de falar na hora das refeições é prejudicial, uma vez que além de engasgos, pode ocorrer má digestão proveniente de falhas na mastigação. Quando falamos durante a refeição engolimos grande quantidade de ar, o que pode ocasionar quadros de flatulência. Portanto, moderação nas conversas durante as refeições é essencial – ensina.

Saiba como relaxar durante as refeições:

  • Preste atenção às suas sensações. Mesmo fora de casa, procure um lugar que lhe deixe confortável. Não hesite em trocar de restaurante, se for o caso;
  • Locais com som ambiente podem ser bastante úteis para relaxar;
  • Estar em um ambiente bem iluminado e arejado deve ser o seu objetivo;
  • Deixe o celular no silencioso e longe da mesa;
  • Evite locais com muita agitação e barulho;
  • Não frequente ambientes onde você tenha que comer em pé. Essa é a forma mais inadequada de alimentar-se.

Valorize também as refeições menores:

  • É consenso entre os nutricionistas que o número ideal de refeições gira em torno de cinco ou seis, e não apenas três, como faz a maioria das pessoas;
  • O ideal é alimentar-se a cada três horas. Preferencialmente, tome café da manhã, faça um lanche, almoce, lanche à tarde, jante e faça mais um pequeno lanche antes de dormir;
  • Carregue sempre opções de alimentos nutritivos, saborosos e práticos, como, por exemplo, barras de cereais, oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs e nozes), frutas desidratadas e frutas in natura;
  • Entre as grandes refeições (desjejum, almoço e jantar) podem ser realizados “pequenos lanches”, com as opções acima descritas;
  • Estabeleça horários fixos para se alimentar e evitar “beliscar” entre as refeições estabelecidas por você.

Fonte

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    logo wordpress final negativo
    Todos os dias, das 06h às 20h50
    (62) 9 9819-9933 z (62) 3361-5051
    contato@padocacasadepaes.com.br
    Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO