Todos os dias, das 06h às 20h50 | Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO.

(62) 9 9819-9933 | (62) 3661-5051

História do Pão

O pão é um dos alimentos mais antigos que acompanha a história da Humanidade. Conta-se que o homem começou a cozer pão pelo menos 6000 anos antes de Cristo, mas foram os egípcios o primeiro povo a usar fornos de barro para cozer pão. Especialistas do cultivo de trigo, os egípcios faziam negócio, vendendo-o aos gregos, que, entretanto, se tornaram também peritos no fabrico de pão. Os romanos, por sua vez, aprenderam com os gregos e gostaram tanto do ofício que no ano 100 a.c., haviam já 258 padeiros em Roma.

A descoberta do fermento é igualmente atribuída aos egípcios. Uma obra do acaso, responsável por deixar a massa leve e macia, como conhecemos e apreciamos nos dias de hoje. Um egípcio deixou um pouco de massa crua fora do fogo e quando regressou para retirar o pão que estava a cozer, verificou que esta tinha fermentado. O pão resulta da cozedura de uma massa preparada com farinha de cereais, principalmente trigo, com água e sal e à qual se podem juntar outros ingredientes, como ervas aromáticas, enchidos, sementes ou outras especiarias. Inicialmente o trigo era apenas mastigado, e só mais tarde passou a ser triturado com pedras e transformado em farinha.

Sinónimo de alimento para o corpo e alma, de vida e de trabalho, o pão faz parte da cultura de muitos povos, tendo um significado importante em muitas religiões. O pão branco, de “farinha flor”, só apareceu no período da Idade Média, inicialmente nos conventos, depois nas casas mais ricas e só muito mais tarde chegou a todos os lares. Até ao final do século XX, o pão era normalmente produzido em casa, em fornos de lenha e em quantidade suficiente para uma semana.

Com a chegada das máquinas utilizadas na panificação industrial, habituámo-nos a comprar pão nas padarias, sendo o pão um bem indispensável na nossa dieta. A preocupação por uma alimentação mais cuidada, de preparação caseira, e o gosto por saborear pães diferentes, levou ao aparecimento de novos produtos e soluções. As farinhas preparadas para pão e as máquinas de pão vieram revolucionar as refeições de muitas famílias, tornando-se cada vez mais fácil ter pão fresco em casa a qualquer hora, seja preparado à mão ou na máquina.

E graças às farinhas preparadas para pão da Nacional, são vários os tipos de pão que pode preparar em casa. À mão ou na máquina, basta adicionar água para obter um pão delicioso sempre que lhe apetecer.

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    logo wordpress final negativo
    Todos os dias, das 06h às 20h50
    (62) 9 9819-9933 z (62) 3361-5051
    contato@padocacasadepaes.com.br
    Av. T-01, 2139, St. Bueno, Goiânia – GO